Atenta ao panorama e às sinalizações do mercado de cargas especiais e excedentes de dimensões e pesos, a Fama Transportes vislumbrou oportunidade de ampliar sua atuação para além do transporte à distância. Aproveitando-se da expansão do setor industrial, a empresa criou a divisão Rigging Industrial, para trabalhar com implantações de unidades fabris, alterações de layout, transferências de fábricas, remoção, prestação de serviços de carga, descarga e posicionamento na base, dentre outros. Assim, a Fama atuará em diversas etapas da montagem industrial, como na movimentação de peças e equipamentos em locais de difícil acesso.
A nova área vem agregar outros trabalhos àqueles já executados pela Fama. Grande parte dos equipamentos que serão utilizados pela divisão, por exemplo, já fazem parte da empresa, como o guindautos, guindastes e pórtico telescópico. Dessa forma, a Fama passará também a oferecer serviço completo para o cliente que tiver a necessidade do transporte, da descarga e da movimentação de cargas, peças ou equipamentos.
Segurança
A divisão Rigging Industrial está em implantação e a previsão é que entre em operação neste primeiro semestre de 2013. A Fama Transportes tem treinado colaboradores, adquirido equipamentos, e realizado testes e aferições, a fim de utilizar as técnicas mais avançadas e seguras, assim como equipamentos de grande capacidade operacional, para ser ágil e eficiente.
Vale lembrar que esta área de atuação requer cuidado extremo com as peças e equipamentos, assim como os operadores e público envolvido nos processos e procedimentos. A Fama também tem a preocupação de seguir rigorosamente as normas técnicas e regulamentadoras da legislação brasileira referentes à questão.
Expansão
A criação da divisão Rigging Industrial é o passo mais recente da Fama Transportes, que nos últimos 12 meses investiu cerca de R$ 15 milhões na reestruturação de todos os setores da empresa. A Fama também criou recentemente a Divisão de Cargas Especiais Internacionais. A empresa busca ainda parceria internacional para atuar no mercado de cargas superpesadas e operações de heavy lift.