Pela primeira vez, desde que foi fundada, há 12 anos, a Fama Transportes participa da Intermodal South America – Feira Internacional de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior (de 2 a 4 de abril, no Transamerica Expo Center, em São Paulo). Especializada em transportes de cargas especiais e excedentes de dimensões e pesos, a empresa de Araraquara (SP), marca presença na 19ª edição do evento (Estande A-290) graças a uma política agressiva de reestruturação e investimentos.
Em busca de maior competitividade e fatia no mercado em que atua, a Fama promoveu, nos últimos 12 meses, alteração em todas as áreas da empresa. Os custos foram reduzidos, com a otimização dos processos e procedimentos nos departamentos Comercial, Financeiro, Recursos Humanos e Operacional. Ao mesmo tempo, a direção promoveu investimento de cerca de R$ 15 milhões em infraestrutura (a nova sede acaba de ser inaugurada, com 22 mil m2), ampliação da frota e novos equipamentos.
Retração do setor, crescimento da Fama
O setor de cargas especiais e excedentes de dimensões e pesos sofreu retração em 2012 e iniciou 2013 de forma cautelosa. A algumas das maiores empresas desse mercado fizeram vultosos investimentos à espera de retorno, principalmente de clientes das áreas química, petroquímica e de exploração mineral. Com o Produto Interno Bruto (PIB) abaixo de 1% no ano passado, as grandes organizações do setor tiveram resultado significativamente abaixo do esperado.
Já com a Fama Transportes isso não ocorreu. Atenta ao cenário de retração, a empresa optou por outras estratégias: primeiramente sua reestruturação e redução de custos; em segundo lugar, a expansão de área de atuação, do interior paulista, para a Capital, Santos, Minas Gerais e países do Mercosul (criação da Divisão de Transportes Internacionais), além da criação da Divisão de Remoção Industrial; e investimento no momento de retração da concorrência. O planejamento deu certo. O market share aumentou.
Perspectivas
O portfólio da Fama também aumentou, com a criação de duas divisões: Transportes Internacionais (modal rodoviário para o Mercosul) e Remoção Industrial (operações de carga e descarga, mudanças de fábricas, alteração de layout e operações de rigging industrial). A empresa busca ainda parceria internacional para atuar no mercado de cargas superpesadas e operações de heavy lift. Para este ano, a meta da Fama Transportes é aumentar o faturamento em nada mais nada menos que 25%.