Uma das medidas tomadas pela diretoria da Fama Transportes, em 2012, de acordo com planejamento de reestruturação e investimento de aproximadamente R$ 15 milhões, foi a criação da Divisão de Cargas Especiais Internacionais. O que motivou a concepção foi a oportunidade comercial vislumbrada a partir de uma demanda especifica.
Agora a frota da Fama roda também pelo Paraguai, Uruguai, Bolívia e Argentina. Há de se relevar o fato de que a globalização e a briga por espaços consumidores terem acabado com as fronteiras, o que favorece o trânsito rotineiro de produtos e mercadorias estrangeiras.
Vantagens
A nova divisão da Fama melhora, qualifica e organiza o serviço, facilitando o trâmite entre fronteiras. A carga chega ao destino final de maneira segura, eficiente e dentro do prazo acordado.
Com matriz em Araraquara, filiais em Ipatinga (MG) e em São Paulo, e ponto de apoio em Santos (SP), a Fama consegue otimizar e descentralizar suas operações.
Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA)
A Fama também está habilitada pela Secretaria da Receita Federal para o Regime Especial de Trânsito Aduaneiro, mais conhecido pela sigla DTA. Ele permite o transporte de mercadorias, de uma zona alfandegada, para outra zona alfandegária, sem que a mercadoria seja desembaraçada.
Em alguns casos, trata-se de uma situação muito interessante para o cliente, que, dessa forma, libera suas mercadorias nas Estações Aduaneiras Interior (EADI) ou em sua própria planta.